Foi em Coimbra, na Praça 8 de Maio, que ontem o Rancho Tradicional de Cinfães mostrou mais uma vez as suas tradições e costumes. Neste "Serão de Folclore" organizado pelo Grupo Folclórico de Coimbra não faltaram motivos para o público apreciar a riqueza da cultura popular portuguesa.
O cenário onde este encontro de folclore se realizou era maravilhoso, mesmo em frente à Igreja de Santa Cruz. É no tramo central desta igreja que está o túmulo de D. Afonso Henriques, mandado construir por D. Manuel I aquando da sua visita a Coimbra em 1502. D. Afonso Henriques acaba por ser um elo de união entre Cinfães e Coimbra, uma vez que se foi na região onde actualmente se encontra o concelho de Cinfães que D. Afonso Henriques cresceu, é em Coimbra que actualmente ele jaz.
Além do grupo organizador, participaram também no evento o Rancho Típico da Amorosa, o Grupo Folclórico de Faro e o Rancho Tradicional de Cinfães, tendo actuado por esta ordem. Nem a chuva que apareceu no fim estragou esta bela festa!
Rancho Típico da Amorosa
Grupo Folclórico de Faro
Rancho Tradicional de Cinfães
(Foto tirada em frente a uma das faculdades da Universidade de Coimbra)
Grupo Folclórico de Faro
Rancho Tradicional de Cinfães
(Foto tirada em frente a uma das faculdades da Universidade de Coimbra)
Cá esta o mesmo do costume para mais um comentário.
ResponderEliminarAs viagens correram bem para não variar.
A entrega das lembranças foi excelente, ainda não tinha visto nada mais simples e rápido (muito bom).
Quanto as actuações, gostei do de Coimbra custa encontrar um grupo com tanta riqueza tanto de trages,tocata e cantoria e que não faz transparecer vaidade nenhuma para quem os vê.
Não gostei do espétaculo dos da Amorosa, os cabeçudos, a desgarrada (com tal palabriado), os fantoches, sempre a comer e a beber, uns dentro outros fora do palco e nisto passaram 45 minutos com os responsáveis pela organização a apontar-lhes para o relógio e eles a fazerem se de cegos, se calhar foi por isso que chegaram tarde ao desfile. A! e com tudo isto eles dançaram? é que eu não me recordo de uma única dança.
Os de Faro para o que se costuma ver pelos algarves até achei bons mas não tem sido fácil eu entender porque motivo dançariam assim tão rápido as pessoas ao fim de um longo dia de trabalho.
Agora a nossa parte, eu acho que correu bem e a fazer fé num mail que me mandou a Cristina do grupo de Coimbra eles gostaram muito e o público também, foi pena não termos acabado e termos dado mais uma ou duas danças ao público porque deu para ver que iam participar e gostar, faltaram-nos os 10/15 minutos que os outros ocuparam a mais. o sitio era muito bom do melhor que já vimos. Os guias foram excelentes, o jantar também gostei.
Venha a próxima dia 06 de Agosto e lá estaremos para dar o nosso melhor.
Saudações.
DDF
Eu diria mais...faltaram-nos sim os 10/15 minutos e sobrou-nos a chuva!!! Acho que o S. Pedro se ofendeu com a escolha da Menina do lenço Preto...
ResponderEliminarOlá a todos,
ResponderEliminarVenho a este espaço, não para comentar as atuações, pois como não tenho estado presente não o poderia fazer mas para dar os parabéns à Sónia e ao Marcelo pelo bom trabalho desenvolvido na criação do blog e na sua manutenção. Têm sido rápidos e eficientes na colocação das notícias e na sua ilustração com fotos alusivas. Assim vale a pena! É desta forma que as coisas avançam, fazendo e, neste caso muito bem.
Também tenho gostado dos comentários. As críticas verdadeiras e construtivas provocam evolução e melhoria quando são lidas e tidas em conta.
Aproveito a oportunidade para deixar uma palavra de apreço a todos os elementos do rancho pela forma descontraída, alegre e eficiente como têm feito as últimas atuações. Está tudo nas vossas mãos, basta continuar...
Cumprimentos a todos,
HR