sexta-feira, 8 de março de 2013

Sabia que...

TRADIÇÕES

A Chapeleira

 

Lucinda de Resende já viveu mais de oitenta Primaveras. De rosto tisnado, olhar cansado e voz arrastada lá nos relatou o que sabia sobre a arte que em tempos representou o seu sustento: a trançaria e a chapelaria.

Para saber mais sobre esta tradição, não hesite em visitar o nosso site oficial: http://www.ranchotradicionalcinfaes.com/tradicoes.html

1 comentário:

  1. Muito obrigada por teres colocado aqui o link para a leitura deste texto. É um relato espetacular da vivências das gentes serranas que se socorriam de tudo, para fazerem face ao sustento diário da família.
    Lucinda de Resende era um livro aberto. Ensinou muitas práticas artesanais, como esta e foi um suporte imprescindível para o Rancho Folclórico de Tendais no que diz respeito às cantigas que este canta e dança, atualmente.
    Já com mais de noventa anos, a tia Lucinda é uma das utentes do Lar de Santa Cristina de Tendais. Temos pena que a sua vista e audição não lhe permitam transmitir-nos o muito saber que ainda guarda na sua memória.
    Aproveito para lhe deixar um grande bem haja pela partilha que fez do seu saber, enquanto podia e desejar-lhe um resto de vida calmo. Ela tem a felicidade de poder estar na sua terra natal, dadas as boas condições de que a freguesia de Tendais dispõem.
    HR

    ResponderEliminar